KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

quarta-feira, agosto 09, 2006

Guerra na praça da Matriz completa 16 anos


Há 16 anos, em 8 de agosto de 1990, 600 colonos vindos do Norte do RS se instalavam na Praça da Matriz, em Porto Alegre, para reivindicar um assentamento prometido pelo então governador Sinval Guazzeli. Eram 6h.

Às 11h30min, integrantes do MST gritavam: “Ocupar, Resistir, Produzir”, exibindo foices, enxadas e facões. Brigadianos cercaram a área e avançaram contra os sem-terra. Durante 30 minutos, tiros e pauladas foram desferidos de parte a parte. A confusão instaurou-se pelo Centro da capital. Um homem foi atingido na perna esquerda e uma mulher, no abdômen.

Na esquina democrática, seis agricultores teriam investido contra o PM da 1ªCia do 9ºBPM, Sd Valdeci de Abreu Lopes, 28 anos, que reagiu com disparos. O policial acabou imobilizado pelos sem-terra e, posteriormente, foi degolado com uma foice.

Depois, os colonos abrigaram-se na Prefeitura Municipal, sob um cerco de 11 horas da BM. Após intensa negociação, os acusados foram levados ao Centro Estadual de Treinamento Desportivo (Cete), no bairro Menino Deus.

Um posterior processo criminal resultou na prisão de seis integrantes do MST, que receberam penas em torno de sete anos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial