KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

segunda-feira, agosto 14, 2006

Nota Karn@l (Blog!)

(Foto: Michele Silva/ZH)


O blog recebeu neste fim de semana a ilustre visita do colunista do Diário Gaúcho Mauro Castro, 43. Para quem não o conhece, ele é aquele taxista que escreve todas as segundas-feiras naquele jornal. Ah, você não lê, né...

Minha namorada estava navegando pela Web e deparou-se com o
www.taxitramas.blogger.com.br, o espaço virtual que Castro usa para contar as histórias que vivencia no dia-a-dia nas ruas de Porto Alegre.

Por e-mail, ele me falou um pouco sobre o blog. "A simplicidade do Taxitramas me agrada, pois valoriza as visitas de quem se interessa só pelo texto em si. Me interessa leitores que procuram apenas por uma boa história", observou. Coisa que muitos repórteres deixaram de lado, hein?



Sensacionalista ou sensacional

(Foto: Mauro Castro)

Indo de encontro - colidindo mesmo - com o que a professora de Ética Geral explanou na primeira aula do semestre, criticando o Diário Gaúcho por usar uma suposta linguagem "infantil", os textos do taxista são recheados de histórias sensíveis e de interesse humano.

Ele tem uma narrativa simples e elegante. O blog não vale-se de recursos mais sofisticados, comoYou Tube, PodCast ou RSS. "Sou semi-analfabeto digital", intitulou-se. É popular na melhor acepção da palavra, por isso é tão bom.

Fica uma reflexão: o "jornal que se expremer sai sangue" apesar de alguns exageros - que todos os veículos cometem, mas valendo-se de uma linguagem mais aburguesada -, tem se mostrado um ótimo incentivador de leitura para a "maioria" dos gaúchos.

Aumento do gás, da luz, esclarecimento sobre serviços são abordados também, não só as tragédias da periferia (E a Guerra no Líbano? Ah... Essa é mais cool para a ânsia de sangue da classe média!)

Para quem empunhava bandeiras contra o preconceito a professora de Ética ficou devendo...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial