KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

sexta-feira, março 23, 2007

Síndrome do Super Homem

Falar de síndrome do Super-Homem nada tem a ver com psicologia clássica ou qualquer tipo de transtorno mental.

Na verdade, essa síndrome é corriqueira na juventude, época em que temos aquela sensação de que somos capazes de conquistar tudo o que desejamos, desde o topo do Everest à Angelina Jolie. A síndrome é mais um fenômeno contemporâneo brasileiro, amortecido com os anos, pela dura realidade.

Vejamos o mercado de trabalho. O velho discurso do super-homem, de certa forma prepotente e corajoso, brada aos quatro cantos: “Tenho confiança no meu conhecimento”. Ou: “Tem um monte merdas que estão lá trabalhando. Sou muito melhor do que eles`”.

Sem dúvida, confiar no próprio taco e ser otimista nos faz vencer obstáculos. Mas todo super-homem precisa estar preparado para fazer entrevistas de emprego e deparar-se com a vilã Kriptonita − os QIs. Ela faz parte do mercado, é uma praga. Não desista de primeira, só os fortes sobrevivem.

__________________________________________________________________


Quem indica, quem implora



Quem tem um QI (quem indique) defende o método. Entende-se o lado das empresas que se sentem mais seguras recebendo a indicação de um amigo de um funcionário antigo. Custa mais barato, pois um processo seletivo envolveria muitas etapas onerosas, desde anúncios de jornal a organização de dinâmicas de grupo. Para alguém influente, que tem pais e amigos capazes de trocar favores, basta um telefonema e a vaga está preenchida.



Quem não tem, o difama. Afinal, é difícil manter-se convicto na idéia de ser um super-homem, quando o critério de escolha do mercado (para aquelas vagas TOP, não as mais corriqueiras), negligencia o talento e o suor de um profissional que precisa vencer apenas pelo mérito. Para os sem QI, o filé nunca vem, apenas a carne de pescoço.



Reconhecendo a fraqueza do super-homem diante do sistema, resta a resignação e o “quixotismo” (enxergar moinhos). Morre o herói, e nasce o brasileiro, aquele que não desiste nunca!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial