KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

terça-feira, novembro 08, 2005

Presidente Lula é Sabatinado no Roda Viva

" Tenho certeza que não houve mensalão"


O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem, em Brasília, do programa Roda Viva, da TV Cultura. Por duas horas, na Sala de Audiência do Palácio do Planalto, Lula falou sobre Impeachment, criticou o denuncismo do ex-deputado Roberto Jefferson, negou o envolvimento do PT na morte do prefeito de Santo André Celso Daniel e rechaçou a hipótese de caixa dois na campanha presidencial de 2002. Sobre a economia, afirmou que, nos últimos 3 anos, o país cresceu mais que em 22.

Lula considerou o pedido de Impechment, defendido pelo PFL, sem legitimidade. O presidente rebateu as declarações do presidente do PFL, Jorge Bornhausen, de que o PT deveria ficar afastado por 30 anos. O presidente disse que o desejo da oposição de controlar a permanência no poder foi demonstrado em 1996, quando foi aprovada a reeleição de FHC.

Perguntado sobre o porquê da saída do governo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, Lula classificou como “denuncismo vazio” os ataques contra o companheiro. Lula afirmou que alguns partidários tiveram comportamento incompatível com o PT, mas não citou nomes: “Me sinto traído porque sei o que passei para criar o PT”. Ainda assim, defendeu o ex-ministro, citando os casos da Escola De Base e de Alceny Guerra, episódios reconhecidos de julgamento precipitado por parte da imprensa.

As denúncias de Jefferson sobre o pagamento de propina a deputados foram consideradas mera “suspeição”. O presidente disse que, dos 513 deputados, só o antigo líder do PTB teria sido cassado. Em seguida, negou que tenha chorado quando do encontro com Jefferson: “Fiquei indignado, mas não chorei”. Lula utilizou a palavra folclore para classificar a existência de mensalão.

As insinuações sobre o envolvimento do PT na morte do prefeito Celso Daniel foram tomadas pelo presidente como jogo eleitoral em que “a vítima se transforma em algoz”. Em defesa do PT, Lula disse que durante o Governo Fernando Henrique chegou a pedir um envolvimento da Polícia Federal no caso, mas que não teria sido ouvido.

Diferente do que havia respondido em entrevista anterior, na França, o presidente condenou o uso do caixa dois e afirmou que a campanha presidencial de 2002 foi financiada dentro da lei: “A prestação de contas de todos os recursos foi feita à justiça eleitoral”, respondeu. Para Lula, a solução contra o caixa dois é o financiamento público de campanha.

A economia externa, de acordo com o presidente, vai muito bem. Lula afirmou ter negociado com o presidente dos EUA, George W. Bush, a redução dos subsídios agrícolas. Disse que o Brasil é hoje o líder na América Latina. Internamente, Lula está confiante que, em 2006, os juros caiam.

Os programas sociais como o Bolsa-Família e o Pró-jovem foram enaltecidos pelo presidente. Sobre a promessa de campanha de criação de 10 milhões de postos de trabalho, convidou os jornalistas do Roda Viva a lerem o programa de campanha que, segundo ele, não fazia uma promessa, mas apontava uma necessidade do país. “Temos 22 anos de estagnação e, nos últimos 3 anos, a economia está crescendo com nunca antes.”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial