KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

quarta-feira, setembro 13, 2006

Estágio ou emprego?


"Na minha opinião, estagiário é que devia pagar para trabalhar em uma empresa."

Essa máxima foi proferida ano passdo por um gerente de RH de uma empresa porto-alegrense da área jornalística. Disse isso porque considera que, hoje em dia, ser estagiário virou profissão-emprego para muita gente.

A questão é: e as empresas? Não estão tratando o estagiário como empregado? Dando-lhe centenas de deveres (operador de foto copiadora), mas no momento do reconhecimento, nada?

Leia matéria sobre os meandros da lei que não nos protege em nada



Relação caótica

A relação de trabalho nesse campo esta caótica. Somos a mão de obra mais barata que existe.

Não damos tanta despesa (INSS...) e trabalhamos, muitas vezes, de igual para igual com os colegas efetivos. Isso estoura no momento em que 700 alunos de jornalismo se formam por semestre e encontram um universitário do 3º Sem ocupando um lugar que poderia ser seu. Sou estagiário também e reconheço as agruras dessa vida.

Não faça passeatas contra a Guerra do Líbano. Lute pelos direitos que interferem diretamente em sua vida. Quanto ao Oriente Médio, todos os setores de Direitos Humanos estão mobilizados, já movimentos para rogar por nós...

Lei de Estágio



Máximas verdadeiras do Advogado e professor Álvaro Coppetti:

“Antes a lei determinava que só podia trabalhar quatro horas por dia o estagiário. Posteriormente, foi modificada. O estagiário pode trabalhar o horário que não coincida com as horas de aula e pode ser até oito horas diárias. Nada impede isso."

“A lei não fixa remuneração nenhuma para o estagiário. Ela fixa a concessão de uma bolsa-auxílio para o estagiário.”

2 Comentários:

  • O interessante é que os estagiários como classe praticamente não existem. Ninguém pretende ser, para sempre, estagiário. Justamente isso é o que prejudica uma manifestação maior contra os "abusos" cometidos contra o grupo. Eu quando fui estagiário, por exemplo, cheguei a trabalhar 14h num dia de maior aperto, e fazer uma hora a mais todos os dias era comum. Credo! E o "pior" é que jornalismo isso não muda. Sempre se vai requerer mais do que devia, e nós sempre vamos fazer, tá no gene da profissão.
    Abraço.

    Por Blogger Dazideia, Às setembro 14, 2006 9:39 AM  

  • Pois é...Essa vida de estagiário é dura mesmo. Eu faço estágio em duas empresas, trabalho bastante, me estresso bastante e ganho pouco. Faz uns 3 anos que faço somente estágios, e não tiro férias, não ganho 13° e não tenho direito a nada...ninguém merece essa vida.

    Por Blogger Vanessa Coimbra, Às setembro 14, 2006 10:45 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial