KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

quarta-feira, agosto 30, 2006

Nota Protesto Karn@l (Blog!)

A imprensa está descarrilando - Por Jeison Karnal


Um dia depois da interrupção por uma hora do serviço da Trensurb por motivo de falha técnica em um dos carros, a Zero Hora de 30 de agosto publica, na página 54, que a empresa de trens vai promover modernização nas estações Anchieta e Esteio.

“Entre as melhorias desejadas estão a adequação do espaço para estacionamento dos ônibus, a cobertura do terminal de integração, a implantação de espaços comerciais e (Sic) de um bicicletário.”, descreve um trecho.

As pretensas obras estariam previstas para o ano que vem, mas dependem de definição orçamentária. Observe: não existe nada concreto ainda, mas mereceu títulos garrafais e duas colunas de ZH.



Somos todos esquizofrênicos


A paralização ficará na memória de alguns esquizofrênicos do povo, que viram o que na verdade não viram, e que não era para terem visto. Mais um daqueles mistérios que vamos carregar pelas nossas vidas vãs.

O transtorno que atingiu aproximadamente 7 mil pessoas (são transportados 170 mil por dia) no horário em que muitos voltavam do serviço ou seguiam para casa ou para as universidades da grande Porto Alegre mereceria uma matéria mais aprofundada e responsável. Mas a “cobertura” do periódico se ateve a uma notinha – um parágrafo - no canto inferior direito da mesma página. Para quem quer lidar fundamentalmente com os assuntos da comunidade, ficaram devendo, de novo.

Fico pensando que, se um jornal de um grupo forte como a RBS, deixa-se seduzir por uma matéria 500 (não vejo outra explicação) que dirá os menores, que não dão conta do pagamento dos impostos, da compra de equipamento e da folha de pagamento.

Em pequenos espaços como os blogs e sites alternativos ainda é possível tratar mais abertamente de certas questões. O desafio é todo nosso de fazer um jornalismo cidadão.

Com a palavra, os leitores, que poderão seguir de bicicleta para a universidade a partir de 2007, segundo a Zero Hora, pelo menos.

4 Comentários:

  • o metrô de Porto Alegre, apesar do índice de aprovação, está totalmente sucateado, e isso não é novidade. As composições, segundo alguns especialistas, já chegaram na capital ultrapassadas. Isso lá em 1984. Nosso sistema não atende algumas normas básicas, no entanto, a empresa diz que é moderna e outras balelas. Então vamos aos fatos. Os trens não têm ar condicionado. No verão é aquele horror. Não há plano B. Quando um trem pára, todo o sistema demora uma eternidade para voltar a funcionar, sem falar que a empresa sequer viabiliza ônibus para que os usuários possam chegar ao destino. O povo fica lá esperando e esperando, e sem informações do que está acontecendo. Inúmeros alunos da unisinos perderam aula. Creio que as pessoas prejudicadas deveriam pedir indenização pelos prejuízos causados pela Trensurb, assim, talvez os burocratas da empresa pudessem ver, realmente, a extensão dos problemas causados pela falta de manutenção de uma composição.

    Por Blogger Leandro Molina, Às agosto 31, 2006 1:39 AM  

  • Concordo plenamente com o Molina. Acho que os alunos e outras pessoas prejudicadas deveriam pedir indenização pelos danos causados por essa empresa. Smplesmente não há plano B e somos todos dependentes dela. Quando ocorre algum problema o que fazemos? ou melhor, o que ela faz? Quanto a matéria publicada na ZH de 30 de agosto, infelizmente esses são os profissionais que estão no mercado e que te esperam lá fora para trabalhar contigo quando tu te formar. A verdade é que o leitor não tem esse senso crítico e não enxerga isso só nós,lamentavelmente, só nós!

    Por Blogger Nico, Às agosto 31, 2006 9:27 AM  

  • nao quero nem falar no atraso, mas no que vc disse da grande materia sobre a reformulação das estações. Isso chama-se PUBLICIDADE. A Trensurb enfia grana nos jornais e eles metem matérias nas suas páginas. Isso funciona em TODOS os veículos. O mesmo ocorre nas emissoras de rádio. Nao dá para aguentar ouvir o cara da Unimed trovar sobre os planos de saúde na Band. Abração e parabéns!!!

    Por Blogger Leandro Luz, Às agosto 31, 2006 11:16 AM  

  • Pois é... temos que ficar atentos! E aí, Leandro Luz! Por onde andas que não te vejo mais?

    Por Blogger Jeison Karnal da Silva, Às setembro 01, 2006 11:52 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial