KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

quarta-feira, outubro 04, 2006

Eu, Jeison Karnal, blogado e virtualizado


Dilemas, dilemas, dilemas virtuais.

Olá, colega. Novamente a fotinho de um colorado de nascimento! A vitória está próxima... huahuah

Como dica, hoje eu falo de novo sobre os Podcasts. Porque para muitos, paira aquela dúvida: o que é isso, afinal?


O tal PODCAST

O nome vem da junção de iPOD (aquele tocador de MP3 da Apple) com Broadcasting (transmissão). O Podcast é uma rádio em que você escolhe o que vai ouvir e pode produzir conteúdo como faz no seu Blog. O barato é que você não precisa ter um tocador da Apple para ouvir ou ter um Podcast. E ainda pode criar o seu e falar sobre o que quiser, sem intervalos comerciais.

Você tem a opção de baixar os arquivos do Podcast de alguém para o seu IPOD ou ouvir esse aúdio direto em um agregador (calma, já explico).

Conceito: Imagine você montando sua própria rádio em casa - valendo-se dos arquivos Mp3 que você produziu em cadeiras de rádio, por exemplo. Você faz a sua programação. É mais um espaço para falar de assuntos proibidos na grande mídia. Além de ser um bom exercício de edição, locução e criação para nós do jornalismo. Quem sabe os professores de rádio não adotam esse sistema?

Para isso, planeje o tipo de rádio e assunto, depois crie uma conta em um provedor PodCast (como fez com seu blog) - eu uso o PODCAST ONE (digite no google "hospedar Podcast" e conheça outros). Principalmente você, Molina, que não se deu muito bem com ele! hauhau


Agregador, programa de edição: Um agregador é um programa tocador de som, parecido com o Windows Media Player. Indico o iTunes (baixe aqui). A vantagem dele é que você copia o link do Podcast que quer ouvir e cada vez que o autor publicar algo novo, você já fica sabendo. Não precisa ir no site toda hora e baixar algo novo. Ele já fica no seu micro, disponível.

Faça assim: copie o endereço do Podcast (com a extensão .xml - é naquele quadradinho laranja), entre na aba ADVANCED do itunes e cole em SUBSCRIBE PODCAST. Na esquerda, no menu, opção Podcast, ele estará lá.

Sugestão de endereços para copiar no iTunes e ouvir e treinar:

http://feeds.podcast1.com.br/karnalblog.xml

http://rss.uolnews.uol.com.br/podcast/brasil.xml


Para produzir o seu próprio Podcast, baixe um programa de edição de aúdio, como o Audacity. Um microfone também ajudar, claro! e mande brasa!

Obs: O meu Podcast para ouvir sem agregador ou IPOD - só com o Media player mesmo - é o www.canal.podcast1.com.br/karnalblog

Ouça lá um especial sobre o Queen, um programa sobre o Tangos e Tragédias, entre outras coisas! Ei... quero ouvir um seu também!


Comentem os textos e enviem sugestões...

(Cuidado que mando "tocar uns tambor" aí se forem desaforados)

3 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial