KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

quinta-feira, novembro 24, 2005

Inter pode recuperar liderança do Brasileirão

Colorado obtém liminar que revalida 11 jogos anulados


Fora das linhas do gramado. Um torcedor colorado driblou a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e obteve na Justiça comum uma liminar que revoga a anulação dos 11 jogos apitados pelo ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho. Se a decisão for acatada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o inter voltará ao topo da tabela do Brasileirão com um ponto de vantagem sobre o Corinthians.

A juíza Munira Hanna, da 1ª Vara Cível de Porto Alegre, sustentou que não há provas de manipulação no resultado dos jogos. Para ela, as partidas deveriam ter sido analisadas uma a uma e não tomadas em conjunto como foi feito pelo STJD. Munira levou em conta, ainda, o fato de Edílson Pereira ter sido escalado para apitar os jogos depois de passar pelo crivo da Comissão Nacional de Arbitragem (CNA), instalada pela própria CBF. A juíza deve marcar uma entrevista coletiva para explicar a decisão.

O advogado Marcílio Krieger, especializado em direito esportivo, ressalta que o Internacional não poderá se beneficiar da liminar, pois a ação não foi autorizada pelo clube. krieger considera a decisão sem validade porque os jogos em questão já foram realizados. Existiria, também, um “conflito de jurisdição”, visto que a decisão foi tomada em Porto Alegre e as sedes do STJD e da CBF estão no Rio de Janeiro.

O clube gaúcho, por intermédio do presidente Fernando Carvalho, antecipou-se a possíveis retaliações por parte do time paulista e pediu a intervenção da Fifa no assunto: “O Inter vai respeitar todas as determinações da CBF”, reiterou Carvalho. Leandro Konrad Konflanz, autor da ação, afirmou ter agido por iniciativa própria, sem qualquer ajuda do internacional.

A anulação dos 11 jogos apitados pelo ex-árbitro que confessou ter recebido dinheiro para manipular resultados favoreceu o alvinegro paulista, que pôde repetir os jogos contra São Paulo e Santos e recuperar os 4 pontos perdidos anteriormente. Caso a CBF homologue a decisão da juíza do Rio Grande do Sul, o campeonato mudará de rumo: o inter somará 74 pontos, contra 73 do Corinthians.

O confronto direto entre os dois clubes – dentro de campo – ocorrerá neste domingo, às 16h, no Pacaembu. Inter e Corinthians jogam uma partida decisiva, apontada pela imprensa como a final do Campeonato Brasileiro de 2005. “Estamos focados no Corinthians e queremos ganhar o jogo”, concluiu o presidente colorado em entrevista à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre.

Dentro das quatro linhas pode se resolver um embate dos tribunais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial