KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

domingo, agosto 27, 2006

Cadê meu suco de tamarindo? Hic...

Por Jeison Karnal
Ah... Delícias mexicanas. Quesadillas, chilli, tortillas, guacamole e totopos (nachos) ...

Ouça La Cucaracha

Esses petiscos todos são chamados de antojitos - ou somente lanches. Aliás não se chama, pois não dá tempo. Se come sem parar de tão bom. Para os mexicanos, pimenta definitivamente é refresco.

No último sábado, chuvoso e frio, eu e minha senhora fomos até o restaurante El Mexicano, ali no bairro Teresópolis, para saborear essas maravilhas da culinária daquele país.

O clima, bem caseiro e aconchegante, é ajudado pela simpatia do Seu Antonio (Foto), um mexicano autêntico da Cidade do México, dono do restaurante. Com uns R$ 30, um casal come e bebe tranqüilo.

A aura dos chicanos é emanada pelas canções dos mariaches e o cheirinho de milho. Claro que em se tratando de México não poderiam faltar a Turma do Chaves, representados pelos bonecos da Chiquinha e do Chapolin.

Por azar nosso, o famoso suco de tamarindo só é servido aos domingos ao meio-dia! pipipipipi...pipipipi.... hauhauha


Mexico Insurgente (clique no título e leia o livro em espanhol! ;))

A primeira vez em que comi lá no El Mexicano foi com o ex-colega de redação Daniel Favero, mas ao natural acho que teria ido para conhecer. (Mapa)

É que o livro México Rebelde, do jornalista John Reed, escrito em 1913, durante a Revolução mexicana, me influenciou muito. Já aviso. Meu exemplar teve que ser encomendado em São Paulo, pois não achei novas edições ou usados em sebos. Vamos pressionar a Editora Conrad que editou outros dele! Arriba!

O repórter seguiu de Sul a Norte fazendo festa, comendo bem e convivendo com os insurgentes. Fumava macuche, bebia Sotol e comia tortillas. Reed se embrenhou mesmo pelas Haciendas do México, passou por Durango até o Norte, em Chihuahua.

Em uma passagem conta que estava em uma festa quando um mexicano bêbado simplesmente sacou a arma e matou um dos músicos que animava o baile. Motivo alegado: ele havia tocado a nota errada!


Frases del Mariache



Algumas "Polares" depois (Tequila é pra matar), é claro que o Seu Antonio ia ter que compartilhar comigo esse entusiasmo! Ele contou que no México os peões de obra almoçam quase um quilo de tortillas recheadas de feijão e com muita pimenta. Detalhe: sob um sol de quarenta graus...

É, mas, afora essa histórinha, ele teve que prestar alguns esclarecimentos sobre o México Rebelde. Função de dono de restaurante que atende bem é essa mesma, atender pinguço...

Seu Antonio: "Sim, Conheço John Reed. Apesar de americano é muito bom! Brincadeira. O único defeito dos americanos é que têm muitos dólares."

"Sotol é uma bebida feita de cactus por índios de Chiuhauha (norte) é mais forte que Tequila."

"Nos anos 60, antes do LSD, os Beatles experimentaram o Mezcal. Essa bebida tem poderes alucinógenos."

"Pobre Mexico , tan lejos de dios , y tan cerca de los Estados unidos!", parafraseando Porfírio Diaz.

"Nem Zapata nem Pancho Villa queriam governar o México. Zapata era mais bem preparado e Villa era bonachão e gostava de matar."

Obrigado, Seu Antonio. Faltou só o suco de tamarindo... Hic! Hic! Hic!


2 Comentários:

  • Jaison!

    Dei uma passada no teu blog! muito bom teus textos e engraçados também.
    claro, discordo do texto sobre o voto nulo. não penso que votar nulo seja um não a democracia. mas tudo bem, isso é uma questão de opinião.
    abraço

    Por Blogger Lucas Barroso, Às agosto 28, 2006 9:15 AM  

  • Fiquei curioso sobre essa culinária mexicana. Mas como moro longe fica difícil de ir até a Glória. Então pensei em duas opções:
    1ª - O cara disponibiliza um sistema delivery
    2ª - Você vai até lá, compra o rango e leva em uma "quentinha" até a unisinos para os amigos.
    Pense!!! Afinal, você fez uma propaganda legal do restaurante.
    Abração.

    Por Blogger Leandro Molina, Às agosto 29, 2006 2:14 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial