KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

quarta-feira, agosto 02, 2006

"Democracia? Que democracia?"

(Foto: divulgação internet)

O jornalista Domingo Meirelles, apresentador do programa da Rede Globo Linha Direta esteve em Porto Alegre em 7 de junho para falar sobre memória e democracia. A palestra ocorreu no Porto Alegre City Hotel, na abertura do 3º Seminário Comunicação e o Legislativo Municipal, promovido pela Associação dos Servidores de Câmaras Municipais do RS (Ascam/RS).

Sobre memória, Meirelles - que não possui diploma de jornalismo - falou sobre a experiência na redação do extinto jornal Última hora, no Rio de Janeiro. Também deu detalhes do livro de sua autoria, "1930: Os Órfãos da Revolução", lançado pela Editora Record no ano passado. A obra discorre sobre os reflexos da disputa política naquele período. "Poucas pessoas sabem, mas Getúlio Vargas chegou a manter uma reunião secreta com Luiz Carlos Prestes para garantir a governabilidade", revelou.

Ao ser perguntado sobre se havia democracia na divulgação de informações por parte das autoridades, o repórter indignou-se: "Democracia? Mas que democracia?." Ele ressaltou que esconder os fatos tende a ser mais danoso ainda para a imagem de uma instituição e que o melhor caminho é o esclarecimento público.

Depois, já na sessão de autógrafos - e exclusivo para o Karn@l (Blog!) -, contou os bastidores do atentado do Rio-Centro, o qual resultou na morte de um sargento do Exército e em um capitão ferido.

No link abaixo, o apresentador narra a façanha de um colega jornalista que guardava em casa, sem saber, uma das provas mais contundentes para a elucidação do caso.

Meirelles fala sobre a bomba do Rio-Centro

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial