KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

terça-feira, agosto 01, 2006

O Vietnã de José Hamilton Ribeiro

(Foto: www.abi.org.br)

Olhos e ouvidos do Brasil na Indochina


Um extraordinário serviço jornalístico da Editora Objetiva. Fazia-se urgente resgatar textos de repórteres que arriscaram a pele para contar histórias do front.

A coleção Jornalismo de Guerra surpreende as novas gerações de focas, cujo acesso às peripécias de "medalhões" da imprensa nacional, como José Hamilton Ribeiro, ficou limitado a breves entrevistas de televisão.

Ribeiro, hoje com 70 anos de idade e 50 de profissão, trabalha no Globo Rural e foi periodista da mítica Realidade. Seu trabalho na revista tornou-se célebre pela cobertura da Guerra no Vietnã.

Em O Gosto da Guerra, Zé Hamilton conduz o leitor pela Saigon dos atentados, do Mercado de Ladrões e da exploração sexual. Relata - com ênfase - a passagem pela Estrada Sem Alegria, aldeia ao centro do Vietnã, repleta de arroz e minas. Dessa passagem em diante, faz questão de seguir mais introspectivo, psicológico. Em seu diário vertiginoso, narra os momentos mais difíceis de sua vida - segundo o próprio -, após ferir-se gravemente em uma armadilha vietcong.

Sem novas edições há mais de 20 anos, aquele que se deparasse com um exemplar de O gosto da Guerra perdido em um sebo poderia se considerar um ganhador da Mega-Sena acumulada, parafraseando o jornalista da Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila, autor do prefácio.

Eis que essa narrativa explosiva volta às livrarias em 2005, com direito a adendo: o retorno de Hamilton à República Comunista do Vietnã, em 1995.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial