KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

sexta-feira, julho 28, 2006

BM de Passo Fundo revive a banda

(Foto: Correio Brigadiano)

Longe das apresentações e deslocados para áreas diversas administrativas e operacionais desde a metade dos anos noventa, os oito músicos remanescentes da antiga banda do 3ºRPMon de Passo Fundo voltarão a tocar juntos. Depois de uma espera de 11 anos, uma tocata (apresentação) está marcada para 4 de agosto, em razão do evento de reinauguração do espaço que servirá para as audiências públicas e ensaios do grupo.

Um ano após o fim da banda em 1995, por causa da ida para a reserva de integrantes e da adesão de alguns ao Plano de Demissão Voluntária (PDV), ainda chegavam ofícios solicitando apresentações. Para o trombonista 1º Sgt Daisson de Andrade da Silva, 37 anos, retomar a banda era um sonho impossível. “Os instrumentos estavam estragando e era muito caro para consertá-los”, recordou o PM. Nessa época, bandas de outras cidades eram chamadas para tocar nas formaturas do 3ºRPMon.

Somente com a chegada do atual Cmt, Ten-Cel Pedro Luiz Lima, em 2004, as coisas tomaram outro rumo. “Ele nos apoiou. Existia até uma proposta das outras bandas levassem embora os nossos instrumentos, e ele disse não”, enalteceu. O praça contou que o comando saiu atrás de parcerias já que, naquele ano, dos cerca de 15 instrumentos, mais de 50% estavam danificados. “Mato Castelhano doou um sax, Marau reformou outro e a prefeitura daqui repassou tubas e trompas.”


A retomada oficial


A partir de 2005, passaram a fazer encontros informais na Associação de Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) para colocar o repertório em dia. “Repassávamos os dobrados oficiais (músicas militares para marcha)”, destacou. Em junho de 2006, a banda voltou a ensaiar na sede do regimento. “Ensaiamos todas as sextas-feiras à tarde. Temos umas 20 músicas prontas para a reinauguração da nossa sala.”

Os convidados para a tocata em 4 de agosto serão recebidos em uma casa nova, fruto da parceria com a iniciativa privada e amigos. O espaço terá sistema acústico, palco de três níveis para os 19 músicos (são mais 11 CVMIs e ex-brigadianos) e 50 cadeiras. “Passo Fundo terá uma surpresa”, garantiu.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial