KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

quinta-feira, agosto 03, 2006

Nota do Karn@l (Blog!)


Bastidores com Domingos Meirelles -por Jeison Karnal


Gênio forte. Essa é a melhor definição para o repórter da Rede Globo. Aos 56 anos, mostrou-se impecável ao lembrar datas e nomes dos principais personagens de nossa história durante a palestra no City Hotel. Além de soltar, com fogo nas ventas, a máxima "democracia? Que democracia?" , o repórter ainda chamou de B!#$s os professores universitários que falam mal do Linha Direta. sobrou até espaço para uma autocrítica, sobre sua passagem prematura pela Revista Realidade.

Na platéia, estava um formando em jornalismo que aguardava ansioso por uma aproximação. Ele estava fazendo seu trabalho de conclusão sobre o Linha direta e precisava da entrevista. É, não foi fácil para ele. "Vai fazer o trabalho 'sobre' ou 'contra' o programa?", alfinetou Meirelles. O jornalista fez questão de salientar que os professores são preconceituosos e que não tem conhecimento de causa.

Segundo ele, os docentes nunca "pisaram" em uma redação e ainda disseminam para os alunos a idéia de que os dramas do pobre são "feios". "Quando fazemos um programa especial sobre um caso que envolva famílias ricas, todo mundo elogia", observou. Além disso, cutucou o ego desses profissionais. "Eles não sabem o que é se debruçar em um monte de material e preparar a montagem de uma obra como a que fiz."

Ao se deparar com uma edição da Revista Realidade para autografar, trazida por mim, Meirelles sorriu e pareceu humilde. "Tive uma passagem breve. Poxa, eu era muito jovem. A revista só tinha feras." Mas autografou.


Fim de papo

Para encerrar o papo informal, disse que para escrever o novo livro teve de ser "intimado" pelo filho. "Ele disse: Pai o tempo está passando, você precisa deixar isso registrado", recordou o apresentador.

Domingos Meirelles é convicto, e passa isso. Bate na academia, no governo e no povo. Parafraseando uma passagem do livro de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, declarou: "Estamos cegos. Vivemos em um ´mar de leite´".

O apresentador do Linha Direta não é formado em comunicação social, mas nem se nota.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial