KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

segunda-feira, junho 18, 2007

Repórter Giovani Grizzotti vai à AL destrinchar esquema de fraudes no Sus

A Subcomissão Processante da Comissão de Ética Parlamentar da Assembléia, que avalia o caso das fraudes nas marcações de consulta no Sus, denunciada pela RBS TV, em fevereiro, reuniu-se hoje, de forma (quase) silenciosa.

Quase silenciosa, porque está na cara que houve vazamento de informações. Vide a coluna de Rogério Mendelski, em O Sul. A imprensa compareceu. Alguém interessado em divulgar a reunião - mas dando a impressão de que não queria alarde - passou o serviço todo.

Dizem que as informações pipocadas são uma forma de prestigiar a (Sub) comissão, presidida por dois deputados novos na Casa do Povo: Stela Farias (PT), e o relator, deputado Cassiá Carpes (PTB). Os membros da sub dizem ter primado pela discrição.

Troca de farpas

Inquirido - não questionado - pelos advogados de Marquinho Lang (Dem), João Fischer (PP) e Adolfo Britto (PP), estava o respeitado repórter investigativo Giovani Grizzotti. Por ser o autor da matéria que denunciou um esquema de beneficiamento eleitoral em marcações de consultas pelo Sus, Grizzotti (que não permitiu ser fotografado, por questões de segurança) ofereceu-se para dar um panorama do que apurou na reportagem. Os deputados não estavam presentes.

O duelo ficou mais acirrado entre o advogado de Lang e Grizzotti. Dando a entender que houve interferência da empresa RBS em uma suposta manipulação da matéria, a advogada da Rede Brasil Sul se arvorou. Houve desentendimento, mas inteligentemente os advogados dos deputados alegaram que ela não fazia parte do processo em questão.

Mostrando segurança e confiante no trabalho de investigação, o repórter respondeu a tudo o que lhe foi perguntado. Grizzoti negou-se a responder apenas as questões feitas pelo representante do candidado do Dem. Disse ter sido desrespeitado. O advogado havia colocado em dúvida os métodos utilizados por Grizzotti para conseguir confissões e documentos.

Ao que tudo indica, Britto e Fischer saem pela tangente. Lang é o alvo provável. E mais: Segundo Grizzotti, quem pesquisar o sistema da Central de Marcações do Sus é capaz de encontrar, ainda hoje, apesar de todo o bafafá, pacientes-fantasmas furando a fila.

É investigar para saber!

1 Comentários:

  • Me atolei numa função com carro alheio... Hahahaha

    Não... E não adianta denunciar que os canalhas continuam com as irregularidades... Ô Brasa, hein?!

    Por Blogger RAMiRO FURQUiM, Às junho 18, 2007 9:35 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial