KARNALBLOG. Escritório de jornalista é a rua!

sábado, outubro 18, 2008

Vamos lembrar a Feira do Livro de 2006?


Árvores caem, abelhas atacam, convidados somem!


O barato da 52ª Feira do Livro não foram os livros. Para os garimpeiros de plantão, os “saldões” ofereceram obras de autores obscuros. Para os ávidos por descontos generosos, os mesmos 20% que são praticados durante o ano todo. E ainda teve árvore caindo. E abelhas atacando.


No geral, as palestras salvaram o evento. Mas a grande surpresa – negativa - foi a ausência de vários nomes anunciados, além do calor e das filas. Vitimado pela dengue, o biógrafo Fernando Morais não veio. O editor do site No mínimo, Pedro Dória, também não; ninguém explicou por quê. A filósofa Márcia Tibury precisou dar assistência ao filho asmático e também se ausentou. As salas abarrotadas do Memorial do Rio Grande do Sul ou não possuíam ar condicionado, ou esse permaneceu desligado para economia de energia.


Já no Santander Cultural, duas horas de espera para assistir ao otorrinolaringologista, irmão do cantor oscarizado Jorge Drexler. Bom show, mas só a fila do cachorro-quente do Rosário mereceria tal esforço. Para não ser tão chato, o Ciclo de Jornalismo e Literatura promovido pela Câmara do Livro e pela PUCRS até que valeu a pena. Ah mas o calor...

Abusado
A sessão de autógrafos do jornalista Caco Barcellos estava marcada para às 20h30min do chuvoso 5 de novembro, mas Caco só apareceu uma hora depois, deixando muita gente molhada e irritada na fila. Profissão: atraso.


Apocalíptico
Entusiasta da tecnologia, Cardoso, do antigo site Cardoso Online (em plena Feira do Livro) prenunciou o fim do livro em um futuro próximo. Segundo ele, as crianças não terão mais paciência para sentar e folhear páginas de papel.


Que vergonha
Enquanto o avô, o jornalista da RBS Paulo Sant’anna, cantarolava boleros e revivia as canções dos anos de ouro do rádio, na platéia os dois netos dele se encolhiam na cadeira e escondiam o rosto com as mãos. “Que vergonha”, repetiam.


Perseguição
O jornalista da Rede Globo Carlos Dorneles afirmou que os últimos dois anos tem sido de muita pressão dentro da emissora, no que se refere à política. Tempos de Governo Lula ...


Panfletos
Alguém deve ter orientado as panfleteiras que promovem o livro “Por que você mente e eu acredito?”, de Prem Milan, a abordarem somente casais. O resultado: você e sua namorada iam para um lado e eram abordados; iam para o outro, a mesma coisa... Verdadeiro marketing de guerrilha!


Palestras
É ou não é uma boa tática de venda de livros dar 20 minutos de palestra na Feira e depois promover uma sessão de autógrafos?


Platéia
Um conselho para os oficineiros metidos a espertinhos que adoram perguntar o óbvio em palestras: “Melhor ficar quieto e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e deixar que elas tenham certeza!”.

Auto-ajuda

Pelo sucesso, os livros de auto-ajuda devem estar contribuindo e muito com a paz interior dos bolsos dos escritores desse tipo de literatura.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial